Respondendo a questionamentos e colocações

Publicado

Como funciona a coleta de dados?

Os dados são coletados diretamente do Portal da transparência (http://transparencia.veranopolis.rs.gov.br:8080/multi24/sistemas/transparencia/), através de ferramentas implementadas para este fim. O processo, em teoria, buscaria somente os dados mais recentes, porém, devido a observação de inconsistência na nomenclatura das razões (a atualização do nome fez com que a referência anterior fosse tratada com distinção), foi realizada, recentemente, uma atualização geral.

Existem dois processos principais:

  • Fornecedores: envolve a busca da Relação Cronológica para Pagamento, posterior busca do fornecedor pelo nome referido, e listagem dos contratos vinculados a ele.
  • Salários: dá-se através da busca do Vencimento Servidores, seguida pelo detalhamento de cada um dos registros listados na primeira requisição.

A apresentação dos gráficos utiliza o a biblioteca plotly (https://plotly.com/).

Seria possível abranger um período maior, ou seja, usar os dados anteriores a 2018?

Através do Portal da transparência é possível obter os dados a partir de 2015, caso seja relevante e haja interesse, o espectro pode, eventualmente, ser ampliado. Atualização: Foram incorporados os dados dos pagamentos dos anos de 2017 e 2016 às análises e indexação da lista Fornecedores. Os dados de 2015 não estão disponíveis no Portal da transparência.

Por que algumas análises dos salários só apresentam dados a partir de um mês específico (Setembro/2021)?

Aparentemente, a plataforma atual passou a ser utilizada neste período referido, portanto, os dados anteriores são dispostos em documentos PDF e DOCX. A publicação da relação (que é o link “Salário Servidores”) nesse formato de documentos foi descontinuada em agosto de 2021, passando ao formato da nova plataforma (link “Vencimento servidores”). Foi implementada uma ferramenta para a interpretação dos dados nos formatos PDF, porém a estrutura dos documentos não é padronizada, então o processo apenas conseguiu extrair o dado dos salários brutos.

Por que existem fornecedores sem o histórico detalhado?

Recentemente foi realizada uma otimização da ferramenta para tratamentos dos casos em que não era possível aferir detalhes sobre um fornecedor, em dois espectros: localmente, na diferença entre os registros e a razão social referida nos documentos (que sofre normalização por conterem caracteres especiais); e remotamente, em peculiaridades na busca pelo número identificador do fornecedor junto ao portal da transparência. Porém, ainda há casos que necessitam revisão.

Mas, de uma maneira simplificada, quando há o link válido no fornecedor, ele irá apresentar o gráfico do histórico de pagamentos, e significa que o identificador foi encontrado no Portal da transparência. A ocorrência de, em alguns casos, não haver contratos vinculados, não se dá pela falha do sistema ao localizar o fornecedor, pois neste caso, sequer haveria uma página de detalhamento.

Tenho dificuldade quando navegando no site a partir de um dispositivo móvel.

Realmente a experiência fica comprometida na navegação por dispositivos móveis, uma vez que o evento de “arrastar” dentro dos gráficos é tratado como uma interação com o gráfico, que permite todo um processo interativo próprio. Como dicas, é possível sugerir que se utilize o dispositivo no formato de paisagem, e na eventual interação não-intencional com o gráfico, utilizar um toque duplo para desfazer a navegação dentro deste.

Autor